domingo, 16 de dezembro de 2007

Há de se fazer uma escolha?

Dizem que ela existe pra ajudar
Dizem que ela existe pra proteger
Sei que ela pode te parar
Sei que ela pode te prender
Polícia para quem precisa
Polícia para quem precisa de polícia


É. Os Titans estão certos!

polícia sf 1 Conjunto das leis que asseguram a ordem pública. 2 A corporação incumbida de mantê-la. s 2g Policial.

policiar v 1 Vigiar, manter a ordem conforme os regulamentos policiais. 2 Conter; refrear.

Quando você cidadão pede socorro, seja através do 190 ou indo a uma Delegacia da Polícia Civil, está certo de que o passo que vai dar será mantido até o final ou o faz apenas para " dar um susto " no vizinho, cunhado, tio, pai, irmão, primo, ex-esposa/marido...?
Você tem consciência de que a polícia anda muito ocupada combatendo narcoterroristas, assaltantes, assassinos, estelionatários e que o seu pedido de ajuda pode estar impedindo que uma investigação digamos mais séria se dê, para atendê-lo?
Tem ceteza de que após acionar o estado através das polícias, hospital, perícia e justiça não vai aceitar um aperto de mão como pedido de desculpa, o que poderia ter conseguido se pessoalmente procurasse quem o xingou e aceitasse suas desculpas?
Refiro-me aos procedimentos que têm de ser tomados quando os crimes são de menor potencial ofensivo, de grande demanda nas DPs e que após investigação são remetidos para os Fóruns e que em sua maioria termina em aperto de mão ou um tapinha nas costas acompanhado de um pedido de desculpa.
Cito um exemplo em que uma senhora foi xingada por filho de moradora do condomínio em que era síndica. Dele, a queixosa só tinha a placa do carro e o primeiro nome. Iniciada a investigação - Injúria, demorei 45 dias para chegar ao autor, porque o veículo não estava em seu nome e foi preciso entrevistar quatro ex-proprietários do carro até que chegasse ao atual na época, que negou ter proferido tais xingamentos aproveitando-se de não ter restado testemunha. Fato é que mais de três meses depois o caso foi arquivado no primeiro encontro com o conciliador, tendo a vítima dito a mim que este a convenceu a esquecer a ofensa...
Talvez para ela alguma justiça tenha sido feita, haja vista ter incomodado a quem a ofendeu obrigando-o a ir ao Fórum. Mas para aquelas vítimas de estelionato, de roubo e de outros crimes mais graves que não obtiveram justiça porque, muito mais complexas, tais investigações demandam tempo, o que não temos justamente pelo elevado número de queixas como a da síndica, elas se sentem plenamente atendidas pela polícia? Claro que não! Então, cidadão, o que você prefere? Que tiremos de circulação criminosos de alta periculosidade ou que gastemos nosso tempo em investigações que serão arquivadas posteriormente em sua grande maioria?
Infelizmente não há policiais o suficiente para que todos mereçam nosso total empenho. Há de se fazer uma escolha...

6 comentários:

Anônimo disse...

Uma escolha já foi feita: criar um blog!
Bem Vindo a blogosfera!


Turma 76

Figueiredo disse...

Pois é irmão, o pior é que o cidadão que nos procura para fazer o RO nunca se lembra de retornar quando o fato se auto-solucionou. Às vezes os carros são rebocados, o cidadão dá queixa de furto, o policial não tem tempo de confirmar se houve a retirada do veículo da via pela prefeitura e quando o cara "localiza" o veiculo não se dá nem ao trabalho de retornar para nos avisar. Mas quem sabe isso muda com mais EDUCAÇÃO e com o exercício da cidadania. Somos um país muito jovem e não temos aprendido com os erros dos outros. Bem vindo à BLOGOSFERA!

Anônimo disse...

Parabéns pela iniciativa. Sem embargo da qualidade do texto, gostaria de sugerir a substituicao de DELEGACIA DE POLICIA CIVIL por DELEGACIA DE POLÍCIA ESTADUAL.

Raphael Ferrari
Of. de Cart.
871.063-4

Anônimo disse...

falando-se em falta de efetivo, fiz 8 meses de academia de polícia para o cargo de investigador.
O concurso se arrasta desde 2006, vamos para dois anos e nada. Gostaria muito que o sindicato nos apoisse nessa luta tão difícil que é entrar para esta instituição.
São 250 investigadores que lutaram e passaram sem nenhum tipo de conchavo e estão sendo duramente injustiçados com essa demora na nossa convocação para o efetivo trabalho.
O que se pode fazer?? perdi meu emprego pra fazer academia de polícia, acreditando que entraria, e até agora nao há um luz sequer no fim do túnel.

Anônimo disse...

A policia que nós queremos e precisamos (nós os Policiais Militares de verdade):

(Não esperero que este comentário passe pela sensura. Foi só para deixar ciencia do que os praças querem de verdade.)



01) Revisão do RDPM.
02) Fim do §2 do artigo 11
03) fim das punições de privação de liberdade.
04) Criação de uma junta jurídica para o policial dentro das unidades para dar suporte nos casos externos e internos (claro composta de menbros civis)
05) Pagamento de horas extras
06) Fim do rancho
07) Acaltelamento de arma do BTL.
08) Ser qualificado e trabalhar em sua área de qualificação sem ser jogado de um lado para o outro.
09) Não servir a mais de 50 KM de sua residência.
10) Ter um uniforme de verão
11) Fim das papeletas médicas
12) fim das 12h em pé
13) fim das 12h noturnas
14) Escalas de 8hx64h
15) Criação de uma ouvidoria para os praças.
16) Direitos iguais para fazer cursos na PMERJ, que hoje são só para oficiais.
17) Gratificações para quem tem cursos militares ou civis, 3°grau, qualificação militar.
18) Vale transporte ou auxilio combustivel.
19) Ter sua folga respeitada e qualquer instrução reunião ou semelhante ser feito em serviço.
20) Se for depor na folga ter esta ressarcida já que é ato de serviço.



Poderia colocar aumento de salário, mas isso todos nós já sabemos que estamos precisando muito.



Não é difícil entender a revolta de muitos de nós com nossa tão querida PMERJ, lendo essas reivindicações, Não bate em nada com as dos nossos adversários de caserna.

Antes de brigar com outra casa vamos modelar e arrumar a nossa.

visite:
http://pracasdapmerj.blogspot.com/

Anônimo disse...

Mônica,estude saia da policia militar do Rio,e venha para a mais remunerada instituiçao policial militar do país a de Brasília,boa parte de suas exigências já está viabilizada em BSB.Cursos Superior,Seguro de vida em caso de sinistro,moradias para os PM e BM que não tem(vilas militares),auxílio alimentação e salário inicial de soldado apartir de fevereiro de 2008 será de 4.000,00.Ainda não está do jeito que queremos estamos brigando por mais conquistas,estamos pleiteando a gratificação de risco de morte já pagas aos PCs e Detran(se deferida nossos salarios aumentará significamente) que são promessas de campanha do atual governador, mas com relação aos arrochos por ai acho que estamos no céu, comparado ao Rio de Janeiro,faço votos que vcs alcânce todos seus méritos e conquistas pleiteadas pois do fundo do coraçao Vcs merece.Sou reformado de BSB, terceiro sargento PMDF moro no Goiás.Sinceramente vcs estão no inferno, e não pode conformar com isto.OK desejo um feliz ano novo...com muitas vitórias...